Festival Coachella vai exigir vacinação de frequentadores

Festival Coachella. Reprodução Twitter @coachella

Para participar da edição de 2022 do Coachella, um dos festivais de pop e rock mais cobiçados do mundo, frequentadores e trabalhadores terão de estar vacinados contra a COVID-19.

A AEG Presents, empresa de eventos e música ao vivo que é dona do Coachella, afirmou na quinta-feira que a medida será aplicada em todos os locais que administra. Estes incluem o New Orleans Jazz and Heritage Festival e diversos palcos em Nova York, Los Angeles e Las Vegas.

Em comunicado, a AEG declarou que “a decisão vem na esteira do aumento dramático de casos de covid-19 à medida que a variante delta se espalha pelos EUA”. O presidente da empresa, Jay Marciano, afirmou que espera reações negativas à decisão, mas que “estaremos do lado certo da história”.

O Coachella 2022 está marcado para os dias 15 a 17 e 22 a 24 de abril de 2022. As edições de 2020 e 2021 foram canceladas por causa da pandemia. Entre os artistas confirmados para o próximo festival estão Rage Against the Machine, Travis Scott e Megan Thee Stallion.

Comprovante de vacinação – Cresce nos Estados Unidos o número de cidades que exige comprovante de vacinação contra COVID-19 para quem quer frequentar a escola, comer em um restaurante ou ir a um show. Depois de Nova York adotar a regra, cidades como Nova Orleans e São Francisco foram atrás.

Determinações desse tipo são atacadas por grupos conservadores, que acusam a medida de violar direitos individuais. Em pelo menos 18 estados com governadores republicanos, incluindo Texas, Flórida e Alabama, negócios que lidam com o público não podem se recusar a servir clientes que não estiverem vacinados.

O Festival Lollapalooza, realizado no fim de julho em Chicago, solicitou comprovante de vacinação ou teste negativo para compradores de ingresso. Com público total de 400 mil, o evento teve um número muito baixo de infectados. De cada 10 mil frequentadores vacinados, apenas 4 foram infectados. De cada 10 mil não-vacinados, 16 testaram positivo.