Retomada pede união, dizem participantes no primeiro dia de Fervo

Por Rafael Takano

Rádio: Veneno

Iniciando cedo os trabalhos da Fervo Conference, a Rádio Veneno apresentou 4 horas de programação inédita. Tem jeito melhor de começar o dia?

Fervo TV: Novíssimo Edgar entrevista Bia Ferreira

Notícias do Futuro é o talk show em que Novíssimo Edgar entrevista personalidades importantes da música e consequentemente do rolê. Na primeira edição a convidada foi a compositora e cantora Bia Ferreira.

Em um papo descontraído de ‘migas’ a artista contou como foi interromper um momento profissional de intensa atividade e ficar 8 meses sem tocar violão, mas como a afetividade a influenciou a produzir e virar a “louca do beats”.

Preparando dois discos a serem lançados quando os eventos puderem voltar, Bia diz estar “botando a ansiedade na artes mesmo”.

Também compartilhou novidades sobre a Igreja Lesbiteriana, espaço de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ através do afeto e informação como tecnologia de sobrevivência.

Ela explica que “se você acredita que a emancipação de corpos LGBTQIA+ é um avanço humano, então compartilhamos da mesma fé, e igreja nada mais é do que a reunião de pessoas compactuando da mesma fé.”

Bia Ferreira e Novíssimo Edgar

Mesa: Por que paramos? De onde retomaremos?

Um papo que aliviou a mente de quem, como nós, parou cedo e ainda não pensa em voltar.

Apesar de terem perspectivas diferentes – dona de casa noturna, DJ e produtor de festa, músico e produtor musical – todos concordaram que ainda é cedo para dizer quando ou como voltaremos.

Lutando para manter seus projetos vivos, aguardam os resultados da vacinação em São Paulo, que apesar de tardia é bem-sucedida. “Temos uma cultura de vacinação, talvez por ser país tropical, e isso é ótimo”, comentou Ste Gola, do Ó do Borogodó.

Ressaltando a importância de prezar pela segurança de todo mundo, contaram como foi a decisão de parar e os efeitos devastadores que isso trouxe para seus negócios, e como sobreviveram a isso com o apoio da própria comunidade. Paulo Tessuto, da festa Carlos Capslock, por exemplo, marcou uma série de eventos com protocolos rígidos, mas preferiu cancelar frente ao avanço dos números de casos na comunidade.

Um entendimento comum de que a retomada da noite independe do poder público é reflexo tanto da falta de protocolos oficiais, quanto pela necessidade de união do setor e seus diversos personagens. “Não vai ter meio Carnaval. Ou vai ter ou não vai ter. E se tiver, vai ser um Carnaval politico e potente”, comentou o produtor musical Daniel Ganjaman.

Mesa: Por que paramos? De onde retomaremos?

Mesa: Fervo Global: a retomada em Nova York

Paula Abreu do SummerStage e Jen Lyon da NY Independent Venues Association contaram suas experiências em Nova York produzindo grandes eventos de música ao vivo no “pós-pandemia” vivido nos Estados Unidos.

A relação entre vacina e o afrouxamento dos protocolos, e o atual momento de baixa venda de ingressos e presença de público devido ao surto da variante Delta, foi um dos pontos.

Outra pauta presente nessa mesa foi a formação de coalizões entre produtores e casas para fazer lobby junto aos órgãos governamentais. Dica muito valiosa para nossa cena que começa a ver a retomada num futuro próximo.

Especial Mamba Negra 8 anos

Começamos com a primeira exibição pública do documentário curta-metragem Mamba Negra: Sound and Fury of São Paulo, coletivo de São Paulo que une festa, militância e performances. No filme entrevistas com Cashu e Teto Preto, e cenas de festa e performances.

Em seguida, um B2B entre Cashu e Valentina Luz para dar aquele gostinho de pista, depois de 18 meses sem festa.

Assista à playlist com todas as atrações de hoje:

Não perca a programação desta quarta-feira!

10h – Rádio: Function
14h30 –  Fervo TV:  Novíssimo Edgar entrevista Kiko Dinucci
15h – Palestra: Streaming de música e economia psíquica dos algoritmos
16h – Mesa: Conheça as associações que trabalham pelo rolê
18h – Mesa: Fervo Global: a retomada na Alemanha e Holanda
19 –  Novos protocolos e perspectivas para o setor de festas e eventos no Estado de SP
20h30 – Show: Nelson D (part. Brisa Flow)

Online e grátis em www.fervo.org e www.youtube.com/fervoconference