Segundo dia da Fervo discute desafios de uma reabertura segura

por Camilo Rocha

Rádio: Function FM

Os trabalhos do segundo dia começaram com a transmissão da Function FM, web rádio independente baseada em Uberlândia. Foram 4 horas de música eletrônica diversa e inovadora para animar nossa conferência. 

Fervo TV: Novíssimo Edgar entrevista Kiko Dinucci

No segundo talk show do Novíssimo Edgar mais um papo interessante sobre futuro com um personagem que sabe muito bem conectar referências de épocas distintas: o músico e produtor Kiko Dinucci.

Usando um boné escrito “Cecap”, referência a seu bairro em Guarulhos, Dinucci começou falando sobre como a pandemia o levou a se concentrar mais em trabalhos de produção para outros artistas. Um desses projetos é o novo álbum de Juçara Marçal, “Delta Estácio Blues”, que sai em 2021. 

Sobre o momento da pandemia, Dinucci diz que está “começando a ensaiar a volta”. Para ele, o retorno deve ser cuidadoso, aos poucos. “A gente vai aprendendo de novo como tomar um café na rua”, disse. Mesmo assim, “nada será como era antes”. 

Entre seus planos para um futuro próximo, está uma turnê de 30 shows do álbum “Rastilho” na Europa.

Aproveitando uma pergunta de Edgar sobre paralelos entre política e o candomblé, Dinucci falou sobre a importância do orixá Exu, erroneamente apontado como demônio. “Se você pegar a mitologia iorubá, Exu é o mais fiel aos deuses criadores”, afirmou. “O brasileiro [deveria] se encontrar e se reconhecer em Exu, enxergar a potência que ele traz”. 

Palestra: Streaming de música e economia psíquica dos algoritmos

Artistas podem usar a lógica dos algoritmos a seu favor, acredita Dani Ribas, socióloga e diretora da Sonar Cultural Consultoria. Pesquisadora dos aspectos psicológicos do uso das redes sociais, Ribas desenvolveu estratégias para ir além da mera produção de conteúdo.

Sua fala começou com uma perspectiva histórica em que explicou o surgimento e a evolução do modelo atual da internet em que a pessoa é o produto, mais exatamente seus hábitos e comportamentos, que são monitorados e explorados comercialmente pelas “cinco grandes” da tecnologia: Facebook, Google, Apple, Amazon e Microsoft. 

Ribas explicou os mecanismos que fazem com que fiquemos obcecados em checar feeds e receber likes. Com esses comportamentos, ficamos a mercê da coleta e classificação de informações dos algoritmos das empresas. No entanto, é importante sair desse modo passivo de uso das redes sociais. 

Para a socióloga, artistas e profissionais do meio musical deveriam emular o comportamento do algoritmo em benefício de seus próprios projetos. “Temos capacidade analítica e conhecemos os códigos humanos”, disse. “Use as redes sociais não só para postar, mas coletar informações do seu público enquanto você faz isso.“

Mesa: Conheça as associações que trabalham pelo rolê

“O valor de se associar foi enfatizado pela pandemia”, definiu Edgard Radesca, diretor adjunto da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), diretor-geral do Bourbon Street e sócio da Casa Natura Musical.

Radesca é representante de uma das quatro associações presentes na mesa que debateu o papel das associações no fortalecimento de artistas e profissionais de eventos, especialmente em tempos desafiadores como agora. 

Também estavam na conversa Ana Morena, presidenta da Abrafin (Associação Brasileira de Festivais Independentes) e sócia e idealizadora do Combo Cultural DoSol, Clínio Bastos, da Abrape (Associação Brasileira dos Promotores de Eventos) e sócio-diretor da Camarote Marketing, Agência e Produtora, e Ricardo Dias, presidente da Associação Brasileira de Eventos (ABRAFESTA). A mediação foi da jornalista Lorena Calabria

A situação crítica de todo o setor, com as consequências econômicas, foi destacada em todas as falas. “No carnaval de Salvador houve uma fuga de 1,8 bi da receita. 250.000 empregos sumiram” afirmou Clínio Bastos, da Abrape. 

Ao mesmo tempo, o momento e maneira certa de reabrir ainda causam muita incerteza. No entanto, segundo Ana Morena, “tem dois protocolos sobre os quais não há discussão: as duas doses da vacina e usar a máscara correta nos ambientes de aglomeração”.

Fervo Global: a retomada na Alemanha e Holanda

O segundo olhar estrangeiro a respeito da volta dos eventos abordou dois países europeus que tiveram experiências distintas. Quem falou foi o alemão Lutz Leichsenring, especialista em economia e cultura da noite e cofundador da consultoria Vibelab ao lado de Mirik Milan, ex-prefeito da noite de Amsterdam, em entrevista a Camilo Rocha, DJ, jornalista e membro do conselho da Fervo.

Sobre Berlim, Leichsenring falou sobre estratégias como a divisão do público em diferentes fins de semana, no caso de festivais, e a utilização apenas de áreas externas, no caso dos clubes. Em relação a Amsterdam, onde um festival resultou em cerca de mil infectados por covid-19, o especialista afirmou que houve descuido em relação a procedimentos que poderiam reduzir a capacidade de contágio do evento.

O consultor falou ainda sobre a iniciativa do Manifesto Global pela Recuperação da Noite, iniciativa que pretende apresentar demandas dos profissionais e comunidades da noite. Disse também que “a cultura dos clubes não se trata apenas de festas, ela também é muito política”. Reforçou, no entanto, que não basta dizer que a noite é parte da sociedade e da economia, mas também deve ter “representantes sentados nas mesas de decisões.”

Novos protocolos e perspectivas para o setor de festas e eventos no Estado de São Paulo

A partir de 2 de novembro, as pistas de dança e shows com público em pé do estado de São Paulo poderão voltar a funcionar, pois toda a população adulta estará vacinada com a segunda dose. 

Foi o que afirmou na Fervo Conference Eduardo Aranibar, subsecretário de Competitividade da Indústria, Comércio e Serviços da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo. Ele falou em uma mesa que teve também a participação de Beto Lago (Associação da Noite e do Entretenimento Paulistano) e moderação de Karen Cunha, da Fervo Conference. 

Aranibar ressaltou, no entanto, que isso só irá acontecer se não houver “imprevistos” e as coisas se “mantenham dentro do esperado”.

O representante do governo estadual afirmou ainda que um evento-teste com pista de dança será realizado antes de novembro para ajudar a definir qual será o caminho mais seguro para a retomada desse tipo de evento.

Show Nelson D (part. Brisa Flow)

O cantor e produtor Nelson D exibiu sua criativa costura de elementos eletrônicos, sons sintéticos e ancestralidade indígena. Percussões orgânicas se mesclaram a camadas densas de teclados em uma apresentação emocionante. 

Assista à playlist com todas as atrações de hoje:

Não perca a programação desta quinta-feira!

10h – Rádio: Uh! Manas
14h30 –  Fervo TV:  Novíssimo Edgar entrevista Hayge Mercurio
15h – Palestra: Divulgação e presença digital: como espalhar o seu fervo?
16h – Palestra: Como reduzir os riscos de propagação da COVID-19 no seu espaço cultural?
18h – Mesa: Diversificando os negócios
19h30 –  A importância do fervo para a comunidade LGBTQIA+
20h30 – Show: Malka (lançamento EP Praia do Meio) part. Natt Maat

Online e grátis em www.fervo.org e www.youtube.com/fervoconference